Significado das cores


Mapa de cores

As cores têm o poder de influenciar o humor, as emoções e o comportamento das pessoas. Muitos acreditam que o uso de uma determinada cor em um ambiente ou mesmo em roupas é capaz de atrair os sentimentos e energias associados a essa cor. Veja a seguir os significados que cada cor tem e o que elas podem trazer para a sua vida.

Vermelho - Essa é uma cor estimulante, associada a emoções explosivas, como paixão e raiva. É a cor do sangue, e por isso simboliza força, vitória e liderança. Por outro lado, por ser tão intensa também é associada à agressividade e aos conflitos.

Laranja - É símbolo de coragem, gentileza e otimismo. Costuma ser associada à gentileza e equilíbrio de emoções.

Amarelo - Transmite luz, energia e calor. É símbolo de criatividade e juventude, além de irradiar alegria. Torna os ambientes leves e descontraídos. É culturalmente associada à prosperidade material.

Verde - Cor da esperança. Devido à sua inevitável associação com a natureza, simboliza vida, saúde e fartura. Fertilidade, crescimento e renovação também são significados atribuídos à cor verde.

Azul - É a cor dos sonhos, da imaginação. O azul é associado à sinceridade, tranqüilidade, fidelidade e ternura. Também expressa conhecimento, cultivo do intelecto, segurança e paz de espírito.

Violeta - Associada à magia, essa cor representa intuição e espiritualidade. Simboliza também dignidade, respeito e nobreza.

Rosa - A cor rosa é uma espécie de vermelho atenuado pela presença do branco. Representa beleza e romantismo. Culturalmente associada ao feminino, simboliza delicadeza.

Marrom - Representa disciplina, obediência e responsabilidade. Também expressa maturidade, segurança e consciência.

Cinza - Por ser um misto de preto e branco, a cor cinza simboliza equilíbrio. Entretanto, seu excesso transmite indecisão e falta de vigor.

Preto - Cor associada ao mistério. Culturalmente simboliza luto e introspecção, mas também expressa qualidades como sobriedade e sofisticação.

Branco - Expressa sinceridade. Também representa inocência, espiritualidade e paz.