Nomes das cores


Todo mundo aprende os nomes das cores quando ainda é criança, mas muita gente nem imagina como eles surgiram. Você já teve essa curiosidade? Se a resposta é sim, você está no lugar certo. Confira a seguir uma breve explicação de como foram dados nomes às cores mais comuns.

Vermelho - Antes da descoberta do pau-brasil, quando precisavam de tinta vermelha os europeus esmagavam um inseto que liberava pigmento dessa cor. Em latim, o vermezinho era chamado de vermiculum, que virou vermelho.

Laranja - A história é simples: por causa da cor da fruta, os árabes a chamavam de nárandja. Com uma palavra só, deram nome à fruta e à cor.

Amarelo - Na Antiguidade, as pessoas acreditavam que a icterícia, doença que dá um aspecto amarelado à pele das crianças, era causada pela secreção produzida pelo fígado, o suco biliar, que era chamado de “humor amargo”. Em latim, o diminutivo de amargus era amarellus. Daí vem o nome da cor.

Verde - Em latim, o verbo vivere significa verdejar. Era usado em referência a algo que ainda não estava pronto. Depois de se referir a frutas que ainda precisavam amadurecer, a palavra acabou sendo associada à cor dessas frutas: verde.

Azul - Vem da pedra preciosa que em latim se chamava lápis-lazúli. Lazúli deriva do árabe lázúrd, nome que os árabes davam à rocha de tom azulado. Na língua latina, lápis significava pedra e lazúli denominava a cor. Daí veio o azul.

Marrom - Deriva do nome da castanha portuguesa, que tem essa cor e em francês é chamada de marron.

Cinza - Vem de cinisia, nome latino para as cinzas que sobram no fim da fogueira.

Preto - Vem do latim appectoráre, que significa apertar. A cor ganhou esse nome por ser facilmente associada à ideia de algo estreito, espesso, algo que aperta.

Branco - A cor reflete toda a luz que recebe, por isso lembra uma superfície lisa e bem polida. O nome vem da palavra germânica blank, que significa polido.

Quanto às inúmeras nuances que cada cor possui, fique sabendo que hoje em dia elas também já têm nomes específicos. Basta selecionar a cor desejada na ferramenta abaixo para saber como ela é chamada.