Cores de cabelo


As diversas cores de tintas para cabelo têm nomes criativos, mas a referência mais confiável na hora de escolher uma cor é a numeração dela. Pode parecer complicado, já que, assim como os nomes, o número exato associado a uma determinada cor varia conforme a marca. Mas existe um padrão seguido por todos os fabricantes de tintura para cabelo que facilita essa identificação.


Os números da cores geralmente são separados por um ponto. O número que vem antes do ponto indica a altura da cor. A escala de altura de cores varia de 1 a 10, em que 1 é a cor mais escura e 10 a mais clara. Veja a seguir:

cores de cabelo


O número que vem após o ponto indica a nuance ou os reflexos que a cor de fundo da tintura possui. A escala dessas nuances vai de 0 a 7, conforme você vê abaixo:

tabela nuances de cabelo


Com o conhecimento desse sistema de numeração fica fácil interpretar aqueles números que vêm nas caixas de tintura para cabelo. Por exemplo, no número 5.3, o 5 nos diz que a cor de fundo dessa tintura é castanho claro e o 3 significa que ela tem reflexos dourados.


Certas cores trazem mais de um algarismo após o ponto, o que deve ser interpretado como a presença de mais de uma nuance ou reflexo naquela cor. Por exemplo, a cor 8.43 é um loiro claro (8), acobreado (4) com reflexos dourados (3). Existem ainda números de cores que apresentam algarismos repetidos depois do ponto. Essa repetição deve ser interpretada como a dupla intensidade da nuance ou reflexo que aquele algarismo representa. Tomemos como exemplo a cor 5.44. O 5 indica que a cor é castanho claro e o 4 repetido quer dizer que essa cor é duplamente acobreada.


No fim das contas, entender os números das tintas é menos complicado do que parece. Mesmo quando não se tem a escala de altura de cores por perto para consultar, basta lembrar que quanto maior é o número que vem antes do ponto, mais clara é a cor.