Cores de tintas


A escolha da tinta para pintar paredes é uma tarefa que merece muita atenção. É preciso levar em conta o ambiente que vai ser pintado, o tamanho e luminosidade dele, os móveis e objetos presentes e ainda o tipo de uso que se faz do local. Uma determinada cor pode ser ideal para uma sala ampla mas não agradar quando aplicada às paredes de uma cozinha pequena, por exemplo. Além disso, muita gente acredita nos significados das cores e procura pintar cada cômodo conforme o que deseja atrair para ele. Por isso é tão importante saber escolher a cor certa. Veja a seguir as cores de tintas mais comuns e suas aplicações mais indicadas.

Amarela - Essa cor é bastante indicada para paredes de ambientes que recebem pouca luz natural, porque causa a impressão de que o lugar é mais iluminado do que ele realmente é. Paredes amarelas combinam com móveis de madeira clara e destacam os de madeira escura. Se pretende usar tinta dessa cor em um quarto, prefira tons mais claros, pois o amarelo forte é estimulante demais para um ambiente de repouso.

Laranja - A princípio, tinta laranja pode ser usada em qualquer cômodo, mas deve-se levar em conta que essa cor transmite sensação de calor, o que pode ser um problema em ambientes que já são quentes. Assim como o amarelo, o laranja também potencializa a luminosidade natural. Vai bem com decoração rústica, pois combina com madeira, couro e fibras vegetais.

Vermelha - A cor é vibrante e seus tons mais intensos, como o cereja, só são indicados para ambientes amplos e bem iluminados, principalmente salas. A predominância de vermelho cria uma atmosfera envolvente. É possível montar espaços acolhedores pintando uma das paredes com um tom escuro de vermelho e compondo a decoração com móveis e revestimentos de cor clara.

Verde - Transmite sensação de tranquilidade e pode ser aplicada em qualquer cômodo, sem restrições. Os tons claros são ideais para quartos e espaços de estudo e de trabalho, além de serem indicados para ampliar visualmente cômodos pequenos. Já os tons escuros criam espaços aconchegantes.  

Azul - Nas paredes, o azul funciona como calmante. Por isso a cor é tão indicada para quartos e salas de jantar, especialmente quando em tons mais claros. Azul anil ilumina o ambiente, enquanto tons de azul mais próximos do violeta criam a ilusão de profundidade, fazendo o espaço parecer mais amplo. Paredes em tons de azul escuro favorecem a introspecção, por isso não são recomendados para pessoas com tendências depressivas. O mesmo vale para decorações em que a cor azul predomina. Paredes azuis combinam com móveis brancos ou de madeira clara.

Lilás - As nuances mais claras de lilás são uma boa opção para cômodos com móveis brancos. Calma e aconchegante, é uma cor muito indicada para quartos de meninas. Tons médios, como o violeta, são perfeitos para ambientes de meditação e outras atividades ligadas à espiritualidade. O roxo, um tom muito forte de lilás, não é recomendado para quem tem depressão porque favorece o estado introspectivo.

Rosa - Os tons mais claros de rosa transmitem delicadeza e, assim como o lilás claro, são ideais para quartos de meninas e combinam com móveis brancos. Tons pálidos de rosa não ficam bem em cômodos amplos porque a impressão que se tem é de que a cor está perdida. Em tons mais escuros e vibrantes, o rosa transmite sofisticação e pode ser usado para pintar uma das paredes da sala ou do quarto.

Branca - Sem dúvida, é a cor mais usada por quem tem medo de errar na hora de pintar um cômodo. É perfeita para ambientes pequenos porque reflete a luminosidade a amplia o espaço. Destaca móveis escuros e permite o uso de variadas cores e materiais na decoração. Em paredes brancas, recomenda-se o uso de quadros em cores vivas para quebrar a frieza da cor.